quinta-feira, 16 de abril de 2009

até onde chegamos... Por AMOR?

Após receber alta de um hospital psiquiátrico, um jovem deseja reencontrar uma estrela de filmes eróticos com quem passou uma noite no passado. Após o descaso dela, ele decide então raptá-la.

ATAME (ATA-ME)




Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror "B" que está sendo dirigido por Maximo Espejo (Francisco Rabal), um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas. Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e lhe diz que quer ser seu marido e o pais dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo.

Almodóvar novamente? SIM! Não poderia deixar de falar sobre esse filme que me deixou de coração a mil durante semanas. Atame não é só uma história de amor de um 'louco' apaixonado por uma atriz. Sem duvida, é uma das histórias de amor mais fortes que assisti. Como você deve ter lido na sinopse acima (se não leu, leia!), Ricky sequestra Marina e a mantém amarrada na cama até que aprendesse a amá-lo. Pedro Almodóvar leva nossa mente e nosso coração a um ponto em que desejamos e esperamos que Marina se apaixone loucamente por Ricky. Não queremos vê-la livre devido ao grande amor que Ricky sente por ela (e você percebe isso claramente durante o filme). Conta também com uma trilha sonora maravilhosa, incluindo o grupo Dúo Dinámico, com a canção Resistiré, extremamemente marcante para quem assiste ao filme. O final dessa história eu nao irei revelar, como fiz em outras críticas, pois espero muito que você, leitor, se delicie com essa película espanhola que nos deixa literalmente atados até o fim.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pedro Almodóvar. Preciso dizer algo mais?

Criticar é extremamente fácil, não é verdade? Mas falar de nossos ídolos é muito mais fácil ainda! Lhes apresento o melhor: Pedro Almodóvar!

Hable con Ella (Fale com Ela) - 2002
Benigno e Marco são dois desconhecidos que acabam virando amigos em decorrência do destino. Enquanto esperam com toda a esperança possível as mulheres por quem são apaixonados, – Alicia e Lydia –, saírem do estado de coma do hospital, acabam tendo uma afinidade muito grande. Benigno possui uma espécie de amor platônico por Alicia, pois apaixonou-se sem ter tido tempo de ser correspondido, antes do acidente dela. Marco, em contrapartida, após o acidente, não consegue definir muito bem seus sentimentos com relação a Lydia, e tem dificuldades de lidar com ela na cama do hospital. Ambos só podem fazer uma coisa enquanto esperam: falar com elas. (http://www.cineplayers.com/filme.php?id=273)
Pedro Almodóvar é considerado o melhor diretor espanhol dos dias atuais. Em 'Fale com Ela', Pedro nos leva a um estágio incrível de sensibilidade. Como você leu acima, Benigno sofre por amar Alicia sem ela ter noção desse amor platônico. Durante o filme, Benigno nos dá diversas lições de vida, e isso nos faz criar uma 'amizade' com o personagem. Em determinado momento da história, descobrimos que Alicia engravidou (sim, ela engravida em coma num hospital, e, sim, isso é possível, pois com a perda da consciência, o corpo continua realizando suas funções vitais, como urinar, menstruar, etc). Descobrimos também que o pai da criança é Benigno (sim, ele teve coragem de fazer isso). O intrigante de tudo isso é que não conseguimos sentir raiva de Benigno, devido ao grande amor que ele sente por ela. Tudo bem, já que você insiste em dizer que isso é inaceitável, assista o filme e me conte o que achou. Se precisar, eu tenho o filme, rs. Ah, não posso esquecer de um detalhe: Caetano Veloso e Elis Regina estão na trilha sonora. Quer mais motivos para assistir a essa obra prima?